terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

3ª Regra: Compartilhe o que aprender


Chega-te aos bons, serás um deles,
chega-te aos maus serás pior do que eles.
(Sabedoria Popular)

E ae, animado para aprender inglês?

Pesquisas mostram que as pessoas aprendem muito mais quando estão animadas e empolgadas e de maneira espontânea do que quando estão aborrecidas, frustradas, desmotivadas ou são forçadas a aprender. E você já percebeu que as pessoas gostam de comentar sobre coisas que as deixam felizes? Pois bem, se você estiver feliz ao aprender inglês naturalmente vai querer comentar com seus amigos o que está aprendendo.

3ª Regra: Compartilhe o que aprender



Fica mais fácil entendermos esse princípio se observarmos pessoas que aprenderam algum instrumento, por exemplo, o violão. Você já notou que existem muitas pessoas que aprenderam violão sozinhas? E normalmente são essas as pessoas que se sentam nas rodas e tocam para os grupos de amigos. As pessoas que aprendem em conservatório são mais formais, e suas apresentações costumam ser em concertos. Muitos amigos ficam observando ele tocar e começam a aprender também, e assim, um motiva o outro.

Você já observou também que os melhores alunos da classe sempre são requisitados para ensinar os outros colegas? E ao ensinar ele aprende ainda mais, pois nesse momento ele descobre quais são suas próprias dúvidas e aquilo que ele não sabe.

“Se uma pessoa não consegue ensinar de maneira que uma criança entenda, é porque ela não sabe” (Albert Einstein)

Uma vez participei de um congresso em uma universidade pública e os alunos contaram que haviam protestado contra as aulas de uma professora e boicotaram-na fazendo aulas paralelas, na grama da faculdade, no mesmo horário. Cada aluno ficou responsável por aprender e ensinar uma parte de cada capítulo. Contaram que todos os alunos foram aprovados e aprenderam muito mais do que aprendiam com as aulas. Apesar dessa prática de boicotar aulas não ser tão comum, é bastante comum os alunos de faculdades públicas se reunirem para estudar. Acredito que essa seja a grande vantagem das universidades públicas, os alunos aprendem não somente com os professores, mas uns com os outros.

Aplicando isso ao seu aprendizado de inglês, encontre alguém para conversar sobre o que está aprendendo, o ideal seria montar um grupo de estudo, mas se não for possível tente comentar o que está aprendendo, conte como está sendo divertido desvendar essa nova língua, dê aulas para seu irmão mais novo ou conte para os pais durante o almoço. Não importa, apenas compartilhe o que está aprendendo. Talvez vocês já tenham ouvido algum professor dizer “eu aprendo mais com vocês do que vocês comigo”. É a pura verdade.

Agora pense em cinco pessoas que moram próximas de você. Podem ser familiares ou amigos. E depois pense em cinco pessoas que trabalham ou estudam com você. Mande um e-mail para eles com a seguinte mensagem:

Oi (nome do seu amigo),
Conheci um site que dá boas dicas para aprender inglês, estou gostando bastante. Se você também quiser aprender inglês entre lá.
O link é

www.inglesindependente.blogspot.com

Até mais,
Abraços,
(Seu nome).

Se ele tiver o desejo ele vai entrar no site, e se gostar vai começar a ler as regras. Então quando ele chegar nessa terceira regra vai entender porque você o convidou e ficará mais fácil para vocês compartilharem um com o outro que estiverem aprendendo.

Lembre-se que tudo o que você dá volta para você, seja bom ou ruim. Se você der um sorriso para alguém, ele te sorrirá de volta, se você o xingar, ele te xingará de volta. Se você compartilhar o que você está aprendendo em inglês, ele compartilhará com você o que ele está aprendendo. Se você contar para ele sobre este site, ele te contará sobre outros, e assim vocês continuarão a aprender juntos.

Caso você já tenha sido convidado por alguém que te indicou este site, além de enviar essa mensagem para seus amigos entre em contato com aquele que enviou o link e combinem alguma coisa, compartilhem algo. Pode convidar mais do que esses dez que eu indiquei, quanto mais amigos você tiver que fala inglês, mais fácil será para você aprender a falar inglês. “Nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos”.

Um grande abraço,
Até amanhã,
FS Costa

O que achou da postagem?
5 - excelente, 4 - bom, 3 - regular, 2 - ruim, 1 - péssima.
Deixe seu comentário e concocorra a um curso online.

3 comentários:

  1. Rodrigo Brasileiro5 de agosto de 2010 21:43

    Ola felipe, muito bom ,estou gostando, parabnes pela iniciativa, nota 04

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    vou tentar compartilhar com minhas primas...
    acho que elas vão gostar!!!
    até a regra 4...
    nota 4

    ResponderExcluir