terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

5ª Regra: Repetição


O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos.
(Provérbio Escandinavo)



Olá, mais uma vez quero repetir que é muito bom estar compartilhando essas regras com você.

Por acaso tem algo que você sabia fazer e esqueceu? E por que esqueceu? Porque não cumpriu a quinta regra.

5ª Regra: Repetição



Se você já praticou algum esporte e parou, tenho certeza que se fez isso, hoje não é tão bom quanto era. Você já tocou algum instrumento e parou? Se o fez, hoje não tocará como tocava. O mesmo com as matérias escolares que você não praticou mais. É natural, o que não repetimos, esquecemos.

Nosso cérebro funciona como um grande armazém de informações, as mais utilizadas são colocadas na frente e as menos utilizadas são deixadas para trás, assim, caso precisemos de algo que está lá no fundo teremos que andar um pouco mais, remexer nas coisas procurando, tirar o pó e depois conseguiremos usá-la. Enquanto a que está na frente é só pegar e usar. O processo de repetição significa manter o que é mais importante sempre na frente. Assim você não precisa passar longas horas treinando, apenas precisa deixá-lo na frente, ou seja, usar um pouquinho e deixar na frente, usar um pouquinho e deixar na frente. Isso significa ter contato com a língua inglesa todos os dias, pelo menos um pouco. Isso é o processo de repetição. Mas não estou dizendo aquela repetição alienada de apertar parafusos do fordismo, digo a repetição de ter contato com o idioma. Você já percebeu que as pessoas voltam a conversar sobre os mesmos assuntos várias vezes? Futebol, música, sexo oposto, trabalho etc, e parecem não se cansar. Esses assuntos estão sempre frescos na memória. Com o idioma deve ser a mesma coisa. Tente fazer as coisas que normalmente faz, mas agora em inglês. Troque a configuração do seu celular para o idioma inglês, troque também a configuração do seu e-mail, orkut, programas de computador e assim vai. Quantas pessoas não aprendem inglês jogando vídeo game? E não fuja do inglês. Quando vir uma frase, não fuja dela, tente entendê-la. Pergunte para quem estiver perto e se ninguém souber anote-a para descobrir depois. Utilize o seu dia-a-dia para aprender. Conforme seu nível for aumentando e essas coisas forem ficando fáceis vá substituindo o que você faz em português e passe a fazer o mesmo em inglês; os livros que lê, os filmes que vê etc. Até aqueles momentos em que você conversa sozinho sabe? Pois é. Converse sozinho em inglês!

Então vai lá, não perca tempo, substitua as configurações que falei acima e aprenda o significado das ferramentas mais importantes para você.

Um forte abraço,
See you,

ah, essa é a quinta regra postada. A sexta e a sétima estão comigo. Se você chegou até aqui e cumpriu todas as instruções que eu deixei no fim de cada regra e deseja receber a sexta e a sétima regras me mande um e-mail (inglesindependente@gmail.com) dizendo que cumpriu as 5 regras e quer receber as outras duas. Caso tenha deixado alguma para trás volte e cumpra antes de me manda o e-mail.

hugs again.
FS Costa

O que achou da postagem?
5 - excelente, 4 - bom, 3 - regular, 2 - ruim, 1 - péssima.
Deixe seu comentário e concocorra a um curso online.

O vencedor do mês de abril postou seu comentário no link depoimentos. Acho que você vai gostar se ler.

Um comentário:

  1. essas dicas sao tudo o que eu precisava, embora alkgumas delas eu ja conhecesse, ja que sou autodidata

    abracos!

    ResponderExcluir